Uma reivindicação de donos de bares e restaurantes, um dos setores mais afetados na pandemia, deverá ser atendida pela prefeitura de Porto Alegre nas próximas horas. A prefeitura comunicou nesta quarta-feira (16) a representantes do setor que publicará um decreto para permitir que seja ampliado o horário de funcionamento dos estabelecimentos até 23h.
Na realidade, o estabelecimento terá que fechar as portas impreterivelmente às 22h, como já está previsto nas regras atualmente. Mas, pelo novo texto, haverá uma hora de tolerância adicional (quando o restaurante já deverá estar com as portas fechadas).
A intenção é permitir que aqueles clientes que já estejam no estabelecimento (ou chegaram nos últimos minutos) possam ir se preparando para o fim das atividades. Na prática, todos os serviços precisam estar encerrados às 23h, quando aí sim ninguém mais poderá ser atendido.
A expectativa do setor é que o decreto esteja publicado ainda nesta quarta-feira (16), mais tardar na quinta-feira.
Em contrapartida, o setor continuará atento às regras pré-estabelecidas pela prefeitura e pelas autoridades sanitárias, inclusive cobrando de estabelecimentos que não estejam agindo conforme os protocolos.