O empresariado de Porto Alegre montou uma nova proposta para ampliar os horários de funcionamento do comércio. O documento foi encaminhado ao prefeito Nelson Marchezan Junior e à equipe que conduz a estratégia de combate ao coronavírus na Capital. A coluna teve acesso à proposta, que é dividida em duas etapas.
A primeira, de aplicação imediata, liberaria o funcionamento das lojas de rua e operações de serviços para das 9h às 19h de segunda-feira a sábado. Atualmente, elas fecham às 17h. Já para os shoppings, a ideia é aumentar o horário para que o fechamento seja às 22h também de segunda a sábado, enquanto agora precisa encerrar às 20h. O pleito também é para permitir atividades de alimentação aos domingos.
Já a segunda fase é proposta para vigorar a partir da semana que vem. Os empresários querem que, neste momento, seja autorizada a abertura das lojas e praça de alimentação de shopping também aos domingos. A ideia é que a operação seja reduzida a 6 horas. Já o comércio de rua seguiria sem funcionar no domingo, que já é um dia de menor movimento para essas atividades. Também propõe a abertura mais cedo nos shoppings, começando às 10h. Atualmente, é permitido abrir pontos de serviços a partir das 11h e lojas após as 12h. Também amplia horários para restaurantes.
Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff pontuou à coluna que a proposta está em análise. Ainda não ocorreu a reunião semanal do prefeito Marchezan com o empresariado. A semana tem sido marcada por encontros com o setor de educação, mas há a intenção de marcar uma reunião com o grupo, que inclui entidades de lojistas, shoppings, imobiliárias, entre outros setores.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.