Foi do ex-presidente Emílio Garrastazu Médici o Landau 1972 estacionado no aeroporto do município de Bagé, que aguardava o presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (31). A visita do chefe do Palácio do Planalto ocorre em meio à pandemia de coronavírus e faz parte da agenda de inaugurações à qual tem se submetido o presidente como forma de turbinar sua popularidade pelo interior do Brasil. Ontem, Bolsonaro foi recebido por dezenas de pessoas ao desembarcar no aeroporto de São Raimundo Nonato, no Piauí. Foi cercado por apoiadores, alguns deles sem máscara de proteção sobre boca e nariz.
Na manhã desta sexta-feira (31), a cena não foi diferente. Diversos apoiadores se ajuntaram para receber o presidente em solo gaúcho. Em troca, Bolsonaro ergueu uma caixa do medicamento hidroxicloroquina em direção aos manifestantes. O presidente tem defendido o uso da substância como forma de vencer o coronavírus.
Assista:
No avião presidencial, uma série de deputados federais gaúchos acompanhou o presidente rumo ao Rio Grande do Sul. Entre eles: Bibo Nunes, Sanderson, Mauricio Dziedricki e Daniel Trzeciak.
Aguardado com pompa na cidade Bolsonaro foi recebido pelo prefeito Divaldo Lara e o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Jr. Faz parte da agenda visitar a escola cívico-militar de Ensino Fundamental São Pedro. Ainda que a prefeitura tenha apelado para que não houvesse aglomeração (por conta da pandemia), famílias se deslocaram até o local para prestigiar o presidente da República. Muitos trajando as cores verde e amarelo.
O governador Eduardo Leite está cumprindo isolamento e permanece no Palácio Piratini, após ter confirmado o teste positivo para o coronavírus. Bolsonaro também testara positivo para a doença, mas no último fim de semana exibiu nas redes sociais o resultado negativo.
Quanto ao carro, um Landau, ele foi dado de presente ao município durante visita de Médici nos anos 1970. Na ocasião, como contou o repórter Fábio Schaffner, o general inaugurou um ginásio de esportes que leva seu nome. Em imagem arquivada pela Universidade Federal de Santa Maria é possível observar a recepção de Médici no município gaúcho.
Emílio Garrastazu Médici nasceu em Bagé, no Rio Grande do Sul, no dia 4 de dezembro de 1905. Estudou no Colégio Militar de Porto Alegre e seguiu carreira no Exército. Governou o país durante a ditadura militar, entre outubro de 1969 e março de 1974. Durante sua gestão, o país enfrentou alguns dos anos mais repressores do regime com perseguição a opositores, tortura e desaparecimentos. Também ficou marcado pelo chamado "Milagre Econômico".