Os números alcançados por Juliano Franczak , conhecido como Gaúcho da Geral, em seu primeiro ano enquanto deputado estadual, chamam a atenção. Em especial, quanto à economia promovida nos gastos públicos. Eleito com 43 mil votos, o parlamentar não gastou valores com diárias e nem com locação de carros para o mandato. A economia no período chegou a 91%, com redução de R$ 300 mil no valor reservado para a verba de gabinete.
No primeiro ano de mandato, os cargos também foram reduzidos. Conforme a coluna apurou, houve diminuição de 41% no número de servidores indicados para atuar em seu gabinete. Nos primeiros meses de trabalho, os dados já apontavam para redução no custo da estrutura.
Além disso, sobre o valor gasto com combustível, a economia chegou a 93%. Os números estão sendo fechados pela equipe do parlamentar como forma de prestar contas aos eleitores. Entre os projetos de lei apresentados, estão aquele que prevê isenção de IPVA para pessoas com síndrome de down e também o que prevê a criação de casas de apoio para mulheres vítimas de violência no Rio Grande do Sul.