O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, defendeu nesta quinta-feira (30) a decisão do presidente Jair Bolsonaro de demitir o ex-número 2 da Casa Civil, Vicente Santini, e nesta quinta-feira (30) tornar sem efeito a nomeação que o recolocava como assessor especial da pasta. Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, Mourão disse que o funcionário feriu a ética ao utilizar uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para para viajar à Índia, onde Bolsonaro e seus ministros cumpriam agenda oficial
Para Mourão, os princípios éticos são a base do governo e, por isso, a atitude do servidor deve ser punida:
— O servidor Vicente Santini, ao utilizar uma aeronave para se deslocar de Davos para a Índia, infringiu os princípios éticos que norteiam o nosso governo.
Durante a entrevista, o general também foi questionado sobre os problemas que ocorreram durante as correções do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele justificou que historicamente o exame apresenta falhas, mas reconheceu os erros que acabaram causando atrasos no calendário do Ministério da Educação (MEC). Mourão destacou que o ministro da Educação está fazendo uma reestruturação na pasta.
— Pelo que me é dado a conhecer, o ministro tem procurado fazer uma organização na estrutura do ministério que pode ferir pessoas consideradas intocáveis. Isso pode gerar estresse. O Enem sempre apresentou problema e, obviamente, quando ocorreu o problema, independentemente da quantidade de erros nas questões, elas foram reavaliadas. São problemas que quando ocorrem a gente dá a mão a palmatória e tenta consertar — disse.
Por fim, o vice-presidente também comentou a nomeação da atriz Regina Duarte para o cargo de secretária especial da Cultura. Ele considera positivo o fato de a secretaria ser comandada por uma atriz com um histórico como o de Regina.
— Não resta dúvida que ela traz uma imagem associada a inúmeras novelas, teatro, os personagens que interpretou, fora o comportamento no seu dia a dia profissional. É uma mulher com uma visão do que é o ambiente cultural no Brasil. Acho que, com bons auxiliares, ela vai diminuir as tensões na área da cultura — aposta.
Ouça a entrevista completa do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, à Rádio Gaúcha: