Uma das bandas mais queridas do público jovem no Brasil vai começar a atuar também para conscientização e prevenção ao uso de drogas. O trio que compõe a banda Melim apresentou sua nova canção Dia Cinza, que faz parte de um conjunto de ações organizadas pelo Ministério da Cidadania do governo Bolsonaro. Conforme informou à coluna o titular da pasta, ministro Osmar Terra (MDB), a ideia é alertar especialmente os adolescentes sobre as consequências do consumo de substâncias ilícitas e, a partir daí, valorizar o jovem como protagonista das suas próprias escolhas.
A música, cantada pela banda Melim, conta a história real de um jovem que teve sua vida afetada pelas drogas (ouça abaixo). A coluna apurou também que uma versão especial da canção — produzida pelo DJ Bruno Martini — será lançada no próximo dia 1º de novembro.
Para o ministro, este tipo de ação é importante porque, segundo ele, há crescimento "indiscriminado" do uso de drogas no país, o que "ameaça o futuro dos jovens". Os dados divulgados pela pasta apontam que pessoas de 14 a 18 anos, ao experimentarem qualquer tipo de droga, têm mais chances de se tornarem dependentes e, por isso, terem seu desenvolvimento prejudicado ou suas vidas interrompidas. Daí a necessidade de conscientização.
Música
A escolha da música como forma de conexão com os jovens faz parte de uma estratégia criada pela agência Fields360. A intenção é ultrapassar o caráter informativo e agir, de forma eficiente, na criação de comportamentos de prevenção e autocuidado ao colocar o jovem como protagonista das suas próprias escolhas.
— O sonho de todo jovem é tornar-se independente e realizar as suas próprias escolhas. Mas, ao experimentar drogas, ele tem grande chance de se tornar dependente. Por isso, criamos o conceito "Você nunca será livre se escolher usar drogas" — explicou Ruskaya Zanini, Diretora Operacional da Fields360.