O ministro da Cidadania, Osmar Terra, avançou em conversas para criação de um sistema de cooperação audiovisual entre Brasil e China, em reunião nesta quarta-feira (23), em Pequim. Terra esteve com o vice-ministro da administração Nacional de Rádio e Televisão da China, Fan Weiping e com o presidente do China Media Group - maior empresa de comunicação estatal do mundo, Shen Haixiong.
Conforme a coluna apurou, são dois acordos de cooperação audiovisual em negociação e a intenção é que um deles seja assinado já em novembro, na Cúpula dos Brics. O sistema de co-produção de conteúdos audiovisuais abasteceria diferentes meios, como cinema, rádio e televisão. A intenção é promover, também, um intercâmbio de profissionais dos dois países.
O outro acordo em estudo prevê a criação de um canal chinês na televisão brasileira fechada, para reprodução de material audiovisual, sejam documentários, longas-metragens ou telenovelas. Em contrapartida, a Media China Group, passaria produções brasileiras na sua programação, já que possuem a estrutura de tradução, facilitando a troca de produções.
— É muito importante a experiência chinesa e a capacidade de realização nessas áreas de tv e cinema. Além disso, queremos que o povo brasileiro tenha acesso a arte chinesa e possa conhecer mais a China, na sua cultura, desenvolvimento e beleza — afirmou Terra à coluna.