O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação do governo Bolsonaro, Marcos Pontes, respondeu nesta segunda-feira (5), bem-humorado, a colegas de Esplanada que eventualmente defendam que a Terra seja plana. Ele jura que nunca ouviu nenhum integrante do governo argumentar a favor dessa teoria. Recentemente, o filósofo Olavo de Carvalho, considerado "guru" intelectual do presidente, se pronunciou sobre a corrente terraplanista. Olavo, em que pese a proximidade com a família Bolsonaro, não ocupa cargos no governo.
— Eu nunca ouvi ninguém do governo falando para mim esse tipo de coisa — contou, ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha.
E emendou:
— Por incrível que pareça, tem quem acredite nisso.
Na conversa durante o programa Gaúcha Mais, o ministro assegurou: a Terra não é plana.
— A resposta que eu dou é que já vi de fora e eu garanto que a Terra não é plana. Se alguém mesmo assim prefere não acreditar em min, eu costumo dizer para dar uma pesquisada nos gregos antigamente como eles mediram o raio da terra e o diâmetro da terra. Se ainda tiver dúvida, me explique na teoria da terra plana, como se faz cálculo de navegação internacional usando loxodrômica e ortodrômica? Aí as pessoas param de perguntar — respondeu, aos risos.