O presidente da República, Jair Bolsonaro, participa na manhã desta sexta-feira (19) de cerimônia para comemorar o Dia Nacional do Futebol, em Brasília. O ato está previsto para às 11h, no Ministério da Cidadania, chefiado pelo gaúcho Osmar Terra.
Conforme a coluna apurou, no evento, serão homenageados grandes nomes do futebol, além de instituições, em quatro categorias.
Na categoria “clube”, a honraria concedida pelo governo Bolsonaro será ao Sport Club Rio Grande, por ter sido o primeiro clube de futebol do Brasil. Quem receberá a homenagem será o conselheiro do time, Cecílio Sepúlveda Monteiro Teixeira.
Além do clube gaúcho, o ex-zagueiro do Inter Lucio também será homenageado. Ele recebe o prêmio na categoria "Futebol Masculino".
Confira todas as homenagens
— Na categoria “Futebol Masculino”, ex-jogadores representantes das seleções campeãs mundiais de futebol: Pepe (atacante campeão pela seleção em 1958), o filho de Zagallo (atacante da seleção de 1962), Jairzinho (atacante da seleção em 1970), Mauro Silva (meio-campo em 1994) e Lucio (zagueiro em 2002);
— Na categoria “Futebol Feminino”, jogadoras que participaram do vice-campeonato mundial e do título de campeã da Copa América: Aline Pellegrino (zagueira vice-campeã mundial em 2007) e Tamires (lateral-esquerda campeã da Copa América 2018);
— Na categoria “Entidade Esportiva”, a homenageada será a CBF, pela conquista da Copa América 2019. O prêmio será entregue a Walter Feldman.