Liberal convicto, o deputado estadual Fábio Ostermann (Novo) decidiu incentivar mais um evento para promover a discussão sobre o peso da carga tributária imposta pelo Estado para o cidadão. Desta vez, com uma proposta diferente do modelo tradicional. Em movimento organizado instituto Atlantos e pelo movimento Livres, que defendem o avanço de uma agenda liberal — ou seja, com menos intromissão do poder público —, Ostermann está convidando eleitores a debaterem sobre a carga tributária saboreando um chopp sem impostos. O convite divulgado pela organização do evento, e compartilhado pelo deputado, afirma que 60% do valor da bebida é "tomado" pelo governo. O evento será realizado nesta terça-feira, às 19h, na rua Lopo Gonçalves, número 108.
À coluna, o deputado esclarece que não se trata de uma iniciativa organizada pelo seu mandato ou pela Assembleia Legislativa. Mas ressalta que apoia este tipo de iniciativa não somente pela necessidade de uma discussão sobre a carga tributária, mas como forma de valorizar a ocupação do espaço público e promover uma cultura de valorização da cidade:
— Eu gosto de apoiar este tipo de evento porque é o tipo de iniciativa que não só promove uma conscientização a respeito dos impostos, mas também pelo fato de ser num bar diferente do circuito tradicional e também pelo fato de ser algo mais "na rua", especialmente num bairro degradado como a Cidade Baixa. Então acho que promove um valor que a gente valoriza muito que é a ocupação dos espaços públicos de uma forma ordenada, civilizada e que gere uma completude do que a gente como um ideal de cidade, que é uma cidade em que as pessoas vivam e não fiquem simplesmente enjauladas nas suas casas.