A Assembleia Legislativa gaúcha também terá atividades para lembrar a semana em que o mundo celebra o Orgulho LGBT+. Às vésperas do Dia do Orgulho LGBT (celebrado na sexta-feira, 28 de junho), será realizada audiência pública em Porto Alegre para discutir formas de enfrentar e combater a violência contra gays, lésbicas, bissexuais e travestis. A reunião é organizada pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL). Encontros semelhantes já foram realizados também em Canoas, São Leopoldo, Pelotas e Santa Maria. Na capital, será nesta quarta, dia 26, às 18h30min.
Além da audiência, haverá exposição de fotos sobre o tema e a concessão de uma medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa a Marcelly Malta, presidente da ONG Igualdade RS, associação que atua na defesa dos direitos humanos de travestis e transexuais. A deputada Luciana Genro explicou à coluna que a homenagem se deve "à sua militância histórica em defesa da população LGBT".
— É uma precursora da luta LGBT — explicou.
É possível que esta seja a primeira vez que uma travesti seja agraciada com uma medalha pelo Legislativo gaúcho. Como a Assembleia não faz registro da identidade de gênero das pessoas que recebem a honraria, não há certeza quanto ao dado. Conforme a coluna apurou, no período recente não há registro de medalhas concedidas a travestis que lideram movimentos já conhecidos no Rio Grande do Sul. A cantora trans Valeria Houston já foi agraciada com o Troféu Mulher Cidadã.