Deputada estadual mais votada nas eleições de 2018, Any Ortiz (PPS) recebeu nesta terça-feira (6), em seu gabinete na Assembleia, o governador eleito, Eduardo Leite (PSDB). Any é cotada para integrar o secretariado, mas ainda avalia se deverá ir para o Executivo ou permanecer no Parlamento, após expressiva votação nas urnas. Nas palavras de um interlocutor, a avaliação está sendo feita internamente, junto à equipe e aliados.
No encontro, Any Ortiz apresentou ao tucano uma proposta para manter, a partir de janeiro, a elevação das alíquotas do ICMS, aprovada no governo Sartori. No entanto, o texto sugerido pela deputada prevê uma redução do imposto após dois anos de vigência.
— É complicado (aumento de impostos). Eu sempre votei contra. Mas apresentei uma proposta pra ele que fizemos, que mantém (as tarifas elevadas) por dois anos e depois vai reduzindo. Porque, se estiver na lei, temos garantia da redução. Ele achou razoável e levou uma cópia — contou a deputada à coluna.
O governador eleito ainda parabenizou o número de votos conquistado por Any Ortiz nas urnas.
— Sim! E eu ajudei o PSDB a ter uma cadeira a mais — lembrou.
A proposta de manutenção das alíquotas elevadas de ICMS é considerada tema prioritário pelo governador eleito. A previsão é de que o texto seja encaminhado até sexta-feira (9) à Assembleia.