O jornalista Carlos Redel colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço.

Segunda-feira (21) é feriado nacional — Dia de Tiradentes — e, também, é dia de festa na Cidade Baixa, em Porto Alegre. Das14h às 21h, o Terreiro Bar Ancestral (Rua Luiz Afonso, 247) será palco de um evento em homenagem ao orixá Ogum, que é celebrado em 23 de abril.
Esta é a quarta edição do Samba de Preceito pra Ogum organizado pelo estabelecimento que promove a cultura afro-brasileira na Capital. O evento, segundo os proprietários do bar, foi sucesso de público nos anos anteriores.
Na ocasião, além de uma roda de samba com o Grupo Puro Asthral, haverá uma feira de empreendedores com mais de 25 expositores — com produtos artesanais, flash tattoo, penteados com tranças, além de comidas temáticas e todos os rótulos da Cabocla Cervejas.
O Samba de Preceito pra Ogum ainda contará com outras manifestações culturais, como uma apresentação de dança da companhia Brazil Estrangeiro. Também haverá um momento para cultuar a fé, com tambores do alabê Lucca Silva entoando pontos de umbanda para o orixá dono da festa.
— Homenagear Ogum é reconhecer a força que abre caminhos e rompe barreiras. Queremos não apenas honrar um orixá, mas também valorizar a sabedoria ancestral que une fé, resistência e identidade em diferentes tradições religiosas — ressalta o empresário Roger Moraes, um dos proprietários do Terreiro.