Marco Matos e o noivo, Eduardo Dal Forno, não só adotaram uma cachorrinha abandonada por uma família que ia à praia, como decidiram ir além. Menos de uma semana depois de levar Raposa (uma vira-lata simpática) para casa, como contei aqui na coluna, eles criaram um perfil da mascote no Instagram.
A ideia, segundo Marco, surgiu do desejo de defender publicamente duas causas: a adoção de animais ("não compre, adote") o não-abandono, tão comum nessa época do ano.
O apresentador do Jornal do Almoço e colunista de GZH quer usar toda a sua influência, aliada ao carisma de Raposa, para provocar reflexão — e, quem sabe, mudar maus hábitos. Em menos de duas horas, o perfil @auauraposa já tinha passado dos 2 mil seguidores.
— Pretendo dar visibilidade às causas do bem-estar animal. Quero muito que a Raposa surfe nessa onda de popularidade para ajudar outros bichinhos a encontrarem um lar. Vou me dedicar muito a dar esse recado ao longo do ano — diz Marco.
Segundo o jornalista, que escreve em primeira pessoa no perfil da mascote (como se fosse ela falando), "a Raposa tem planos ambiciosos: ela quer muito viajar pelo RS, aprender a fazer esportes e visitar abrigos e ONGs para ser embaixadora".
Nos próximos dias, Marco e Eduardo levarão a parceira para velejar no Guaíba, curtir a vindima na Serra e conhecer o Litoral Norte durante o Planeta Atlântida. A primeira ação sobre doação será em fevereiro.
Como foi a adoção de Raposa
O casal curtia um fim de semana de folga em uma cabana entre Rolante e Santo Antônio da Patrulha, quando o inesperado encontro ocorreu. A cachorrinha apareceu por lá e não saiu mais.
— O pessoal da região nos disse que ela foi abandonada aqui um pouco antes do Ano-Novo, por alguma família que ia à praia. Logo que chegamos, ela apareceu e começou a brincar com a gente — conta o jornalista.
Foi amor à primeira vista. Na primeira noite, Marco enrolou Raposa (que ganhou esse nome pela semelhança com o animal) no próprio blusão e botou o bochinho para dentro de casa.
No dia seguinte, depois de convencer Eduardo da adoção (teve até enquete nas redes sociais), a dupla levou a cadelinha a uma pet shop em Santo Antônio da Patrulha.
— Consultamos com uma veterinária e descobrimos que a Raposa tem em torno de seis meses. Compramos tudo: caminha, ração, coleira. E já demos um bom banho. Era para ser um fim de semana romântico. Virou um fim de semana de adoção — brinca Marco.