Quem aí conheceu a rede de lojas J.H. Santos? É uma daquelas empresas que, mesmo depois de fechadas, seguem vivas na memória dos gaúchos.
Agora, parte dessa história está contada em livro. Trata-se de Revirando Guardados (editora Metamorfose, 188 páginas), a biografia de Wilma Resende Araujo dos Santos, recém-lançada na Feira do Livro de Porto Alegre.
Wilma nasceu em Minas Gerais em 1932, concluiu os estudos em São Paulo e fez a vida em Porto Alegre, onde se casou com Fabio Araujo Santos, filho e sucessor do fundador da antiga rede.
Quis o destino que o marido de Wilma partisse cedo, em um trágico acidente aéreo em 1981. A perda mudou para sempre a vida dela. Aos 49 anos, a viúva teve de engolir o choro e assumir as rédeas da família e dos negócios.
Fui uma mulher precursora em muitos sentidos e me orgulho muito disso
WILMA RESENDE ARAUJO DOS SANTOS
Empresária de 91 anos que liderou a antiga rede de lojas J.H. Santos por 13 anos no RS
Aos poucos, como empresária, tornou-se respeitada pelos pares como exemplo de resiliência, força e superação, tanto no mundo do empreendedorismo quanto no da filantropia, caminho que também trilhou com afinco (foi ela a responsável por trazer a Junior Achievement ao Brasil).
Hoje, aos 91 anos, Wilma curte a aposentadoria ao lado dos sete filhos e dos 10 netos, seus maiores tesouros. E segue abrindo caminhos.
A J.H. Santos
Fundada em Porto Alegre por José Honorato Santos, a J.H. Santos começou a operar em 1915.
É possível, nas palavras de Leandro Staudt, que a rede tenha sido responsável pelo primeiro crediário de muitos gaúchos.
O grupo teve a falência decretada em 1997, encerrando uma história de 82 anos, período ao longo do qual chegou a ter mais de 50 unidades no RS.
Junior Achievement
Wilma Resende Araujo dos Santos também foi responsável por trazer a Junior Achievement ao Brasil, ONG que já formou milhares de jovens empreendedores, inclusive no Rio Grande do Sul. A ONG está presente em presente em mais de 100 países e faz um trabalho incrível.