O antropólogo Ruben Oliven recebe nesta quinta-feira (17), em Porto Alegre, o título de Professor Emérito da UFRGS, por iniciativa do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
A solenidade será às 10h30min, na Sala dos Conselhos, que fica no prédio da reitoria, no centro da Capital.
Membro da Academia Brasileira de Ciências, Oliven leciona desde 1970 na universidade, onde é titular do Departamento de Antropologia.
O pesquisador nasceu em Porto Alegre em 1945, filho de pais judeus alemães. Estudou nos colégios Farroupilha e Israelita Brasileiro e concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, o Julinho.
Mais tarde, Oliven formou-se em Ciências Sociais e Econômicas na UFRGS, onde também fez Mestrado em Planejamento Urbano e Regional. Em 1977, tornou-se doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Londres, no Reino Unido. E jamais parou de estudar.
Além de atuar na UFRGS, foi professor visitante de universidades no Exterior e fez pós-doutorado na Universidade da California (Berkeley) e na Universidade de Paris V.
Com uma extensa lista de publicações, Oliven é reconhecido por desenvolver pesquisas em áreas como antropologia urbana, identidades nacionais e regionais, cultura brasileira e música popular.
Seu livro "A Parte e o Todo: a diversidade cultural no Brasil Nação" foi agraciado com o Prêmio Melhor Obra Científica do Ano, concedido em 1992 pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). A obra também foi traduzida para o espanhol e o inglês.
Oliven recebeu também o Prêmio Érico Vannuci Mendes por sua contribuição ao estudo da cultura brasileira e o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica em Antropologia.