Gênio da música brasileira morto há 50 anos, o gaúcho Lupicínio Rodrigues é o grande homenageado da Virada Sustentável 2024, de 4 a 10 de novembro, em Porto Alegre. Como a coluna adiantou, Lupi será tema de um mural gigante junto à Orla, cujo rascunho em preto e branco (a arte final será colorida) você vê aqui na coluna em primeira mão.
O trabalho começa nesta segunda-feira (28), com os preparativos iniciais, e a previsão é de que a obra fique pronta até 4 de novembro, se não chover.
Assinado por Kelvin Koubik, o painel será realizado na parede do Foro Central II, no bairro Praia de Belas, e poderá ser visto desde a Orla (junto ao Memorial Luiz Carlos Prestes e à Federação Gaúcha de Futebol, na altura do Anfiteatro Pôr do Sol).
Isso será possível graças a uma parceria entre a Virada e o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), que também cederá espaço ao plantio de uma microfloresta urbana com 300 mudas, na área do Foro Central I (na Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, também no bairro Praia de Belas).
— Para nós, é motivo de orgulho fazer parte desse evento. Queremos deixar um legado à cidade de Porto Alegre. Em 2024, a Justiça gaúcha completa 150 anos — destaca o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, à frente do Conselho de Comunicação Social do TJ-RS.
A solenidade de entrega do mural está marcada para dia 4, às 17h, com apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.
Lupi também será a estrela da Noite Iluminada, no Largo dos Açorianos, com projeções na Ponte de Pedra produzidas pela artista Jana Castoldi, no dia 9 de novembro.
Além de fazer parte da história cultural da Capital, o compositor enfrentou a enchente de 1941 e é um símbolo da comunidade negra gaúcha.
— A homenagem é merecida e motivo de muito orgulho. Como dizia o pai, "entra, pode entrar que a casa é tua" — diz Lupinho, filho de Lupicínio Rodrigues, que prestigiou o lançamento da Virada Cultural no último dia 16 no Theatro São Pedro.
Série Personagens
O mural de Lupi será o terceiro de uma série chamada Personagens, que já marcou a cidade com os painéis do ambientalista José Lutzenberger, no prédio do IPE, em 2022, e da ginasta Daiane dos Santos, em uma parede de 50m no edifício da Fecomércio, em 2023. Todos são de autoria de Kelvin Koubik.
Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em Porto Alegre, chega a sua nona edição, com atividades culturais e artísticas que promovem a conscientização ambiental e social.
O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade.