A catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio foi responsável por afetar o cultivo de lavanda em Morro Reuter, cidade que é a principal produtora da flor no Estado e uma das maiores do país. Ainda em recuperação — como o restante do Estado — o município localizado a cerca de 70 quilômetros da Capital promove de 17 a 20 de outubro a 6ª Festa Nacional da Lavanda.
O evento busca incentivar a cultura da planta, que é tanto uma fonte de renda para famílias quanto atração turística. Desde 2002, Morro Reuter trabalha para fomentar o cultivo e, em 2015, deu início ao festival, em uma parceria entre órgãos da cidade e o Ministério da Cultura.
Nesta edição, além de passeio pelos lavandários (imperdível), no qual os visitantes podem conhecer os locais de produção, o evento oferece shows musicais gratuitos, incluindo a banda Nenhum de Nós, e exposição de indústria, comércio, agricultura, artes e artesanato. Haverá também a comercialização de produtos que envolvem a planta e produtos coloniais, praça de alimentação e parque de diversões.
Outra atividade que integra a programação da festa é a premiação de um concurso entre empreendedores municipais. Buscando a melhor ornamentação com as flores, a competição se chama "Lavandas por Toda Parte". As inscrições estão abertas até o próximo dia 9, e o edital pode ser encontrado neste link.
Na última edição, cerca de 40 mil visitantes participaram dos quatro dias de festa. A flor foi trazida da Europa para o município gaúcho há cerca de duas décadas e se adaptou bem às condições locais.
Serviço
- O que: 6ª Festa Nacional da Lavanda
- Onde: no entorno da prefeitura de Morro Reuter, que fica na Travessa 1º de Maio, nº 16, no Centro. O município fica a cerca de 70 quilômetros de Porto Alegre
- Quando: 17 a 20 de outubro
- Quanto: programação gratuita, com atrações pagas e comércio
- Mais informações: pelo site oficial da prefeitura local
*Produção: Maria Clara Centeno