Com o tradicional carisma, acompanhado do nariz vermelho e do jaleco branco, a ONG Doutorzinhos está com inscrições abertas para novos voluntários. Os membros da organização usam a figura do palhaço para espalhar a "terapia do riso", enviando boas energias a pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde em hospitais de Porto Alegre.
As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (8) e vão até 22 de julho, ou quando a procura atingir 200 interessados, por meio de um formulário disponibilizado no Facebook e Instagram da ONG. Para participar da seleção, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar a carteira de vacinação com pelo menos três doses da vacina contra Covid-19 e disponibilidade para participar do processo seletivo.
— Não basta colocar um nariz vermelho, roupa colorida e saber contar piada. É necessário ter sensibilidade e bagagem suficientes ao entrar no quarto de um hospital, que é um ambiente delicado, onde as coisas acontecem a partir de outra ótica, é uma realidade diferente. Precisamos transformar o lugar usando a linguagem e arte do palhaço da forma mais afetiva possível — define Maurício Bagarollo, fundador da Doutorzinhos.
Devido à catástrofe climática no Estado, a ONG realizou visitas a hospitais com equipe reduzida em maio. No entanto, as atividades e a solidariedade não foram paralisadas — assim como na pandemia, quando o atendimento foi online — e muitos "doutores palhaços" atuaram também em abrigos e em resgates de animais.
— Quando voltamos, depois da chuva, a situação foi parecida com a sensação que bateu após a pandemia. Como atuamos em dupla, sempre no mesmo dia e local, criamos um vínculo com pacientes, acompanhantes e principalmente com a equipe. Dá um frio na barriga pensar se as pessoas foram afetadas ou não — relata a voluntária Kelly Streb.
Após as inscrições, o processo de seleção para novos voluntários terá entrevistas presenciais em 30 ou 31 de julho. Os aprovados participarão de um curso de formação com 72 horas de duração, com aulas que auxiliam na atuação como "doutores".
*Produção: Maria Clara Centeno