Que tal uma caipirinha de quentão? É o “caipirão”, a mais nova criação do barman Mateus Nunes, do Food Hall Dado Bier, no Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre.
Degustada gelada, a bebida leva o tradicional drinque brasileiro feito com limão taiti, misturado com quentão e gemada. Ao final, ainda entra um toque de canela. A ideia, segundo o criador, surgiu para incrementar a Semana Julina do bar.
— Como o nosso quentão já tinha sido um sucesso nos anos anteriores, resolvemos ampliar a experiência. Juntamos a caipirinha, que é uma bebida bem brasileira, e saiu essa super receita. É um sucesso — conta Nunes.
Neste sábado (6), a festa contará com o reforço da Feira da Solidariedade, em celebração ao Dia do Cooperativismo. Além de provar delícias julinas (incluindo o "caipirão"), os visitantes terão a chance de conhecer produtos locais e contribuir para a economia solidária.
A receita do chef
Quentão
- 750ml vinho tinto seco
- Uma maçã cortada em fatias (sem sementes)
- Cascas de uma laranja (sem o bagaço)
- Sete cravos da Índia
- Três canelas em pau
- 200ml cachaça
- 150g açúcar
- 200ml de água filtrada
- 50g de gengibre (em fatias)
Modo de Preparo
Coloque o açúcar, cravo, canela, maçã, gengibre e cascas na panela em fogo médio e deixe caramelizar (cuidado para não queimar). Logo após, coloque a cachaça e o vinho e deixe cozinhar para fazer a infusão em torno de 15 minutos. Antes de desligar, adicione a água e deixe mais de cinco minutos. Deixe em fogo baixo para manter quente.
Caipirão
- 120ml de quentão
- Meio limão taiti
- 20g gemada (duas colheres)
- Em Média 1g de canela em pó
Modo de Preparo
Em um copo baixo, coloque meio limão cortado e depois o quentão, gelo em escamas e mexa. Adicione a gemada por cima e, para finalizar, peneire canela. Enfeite com uma "meia-lua" de limão em cima e sirva! Saúde!