Poesia numa hora dessas? Sim, repito quantas vezes for preciso: especialmente numa hora dessas. A arte salva.
Em tempo recorde (exatos quatro dias), os escritores Alexandre Brito, Celso Gutfreind e Dilan Camargo organizaram uma antologia poética sobre as enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. O livro está sendo distribuído de forma gratuita e será apresentado em oficinas e recitais em abrigos que acolhem vítimas da catástrofe climática no Rio Grande do Sul.
Com edição de Roberto Schmitt-Prym, a obra Sob as águas, sobre a esperança (editora Bestiário, 94 páginas) apresenta textos de 59 poetas, que ajudam, com suas palavras, a traduzir sentimentos nem sempre fáceis de externar.
— Fizemos um chamado aos colegas e conseguimos reunir imortais, como o Carlos Nejar, consagrados, como o Armindo Trevisan, e iniciantes, incluindo autores diretamente afetados pelas enchentes, como Jonata Nunes, que é gari e escritor. Foi a forma que encontramos de expressar o que estamos sentindo e de ajudar as pessoas, porque arte também é um gênero de primeira necessidade — diz Gutfreind.
Por enquanto, o livro existe apenas em versão digital, em razão das dificuldades para impressão e distribuição causadas pelos alagamentos. Para baixar a versão em PDF, basta acessar o site bestiario.com.br/sob_as_aguas.pdf. É de graça e vale muito.