Três estudantes da UFRGS fizeram história, ao vencer uma das mais importantes competições de Direito Internacional Humanitário do mundo em Washington, nos Estados Unidos.
Mesmo sem ter o inglês como língua nativa, Ana Laura Giaretta, de Erechim, Letícia Heinzmann, de Barão, na Serra, e Luiza Fernandes, de Alegrete, superaram conceituadas universidades norte-americanas e as poderosas academias da Marinha, do Exército e da Aeronáutica dos EUA.
Elas conquistaram o primeiro lugar em uma disputa jurídica chamada Clara Barton International Humanitarian Law Competition, que envolve o “Direito da Guerra” ou “Direito do Conflito Armado” e é realizada pela Cruz Vermelha.
Funciona assim: os participantes são desafiados a aplicar a lei em estudos de caso envolvendo confrontos fictícios. Eles interpretam diferentes papéis em simulações da realidade e são questionados por juízes.
No caso das gaúchas, que receberam treinamento na UFRGS IHL Clinic, a Clínica de Direito Internacional Humanitário da universidade, a “peleia” não foi fácil. Nas simulações, elas participaram de negociações com grupos armados, visitaram prisioneiros de guerra e defenderam posições na ONU, entre outras provas. A final foi contra a Texas Tech University, ganhadora do torneio em 2023, que, dessa vez, ficou para trás.
Não bastasse a vitória coletiva, Ana Laura ainda ficou entre os cinco melhores oradores do concurso, com o prêmio de Honorable Mention Advocate.
— Foi muito desafiador, porque o nível da competição é altíssimo. Tivemos seis meses de preparo específico e fomos para lá confiantes. Acho que isso é fundamental: não ter medo e acreditar que é possível — diz Ana Laura, que se forma em agosto.
Letícia e Luiza já concluíram a Faculdade de Direito e agora se preparam para iniciar cursos de mestrado na Europa.
UFRGS IHL Clinic
A Clínica de Direito Internacional Humanitário da UFRGS é a primeira do gênero no Brasil voltada ao ensino, à pesquisa e à prática desse ramo jurídico. Trata-se de um grupo de extensão da Faculdade de Direito, criado em 2019.
Atualmente, a Clínica é composta de sete consultores (mestrandos ou doutorandos), oito técnicos (graduados em Direito ou Relações Internacionais) e 12 student members (estudantes de graduação de Direito ou Relações Internacionais).
Neste ano, a UFRGS já enviou um time para a maior competição de Direito da Guerra do mundo (a Jean-Pictet Competition, na Bélgica), venceu a Clara Barton Competition e enviará mais duas equipes para a Competição Manuel Muñoz Borrero, no Equador.