No início de 2024, lancei um desafio a mim mesma, como colunista de Zero Hora e de GZH: provar, com dicas para todos os gostos e bolsos, que não precisamos ir longe (muito menos cruzar o oceano) para encontrar o local perfeito para as férias.
Ao longo de dois meses, a série “Lugar para visitar no RS” reuniu 35 indicações de destinos turísticos incríveis em nove regiões do Estado: Serra, Metropolitana, Sul, Norte, Central, Vale do Rio Pardo, Hortênsias, Litoral Norte e Campos de Cima da Serra.
Para me ajudar na missão, convidei um timaço de comunicadores do Grupo RBS, que atuam em diferentes veículos e transpiram credibilidade — entre eles, Elói Zorzetto, Cristina Ranzolin, Marco Matos, Luciano Potter e tantos outros nomes de destaque.
Você percebeu: não foi possível contemplar todas as potencialidades de um Estado tão rico em atrativos, e muitos roteiros locais acabaram de fora. A intenção é seguir tratando do assunto sempre que possível e valorizar o que chamo de "nosso quintal", porque ainda há muito por mostrar.
Não é à toa que o setor de turismo fechou 2023 com indicadores animadores em solo gaúcho, ostentando resultados 13,2% superiores em comparação ao período pré-pandemia. Houve um aumento do número de visitantes de fora e mais do que isso: ganha cada vez mais força o turismo de proximidade, que não exige passagem de avião.
É uma ótima notícia, porque muita gente nascida aqui ainda não conhece o próprio Estado. Espero que esta série contribua, de alguma forma, para mudar isso.
Para finalizar a jornada, apresento a seguir um mapa interativo com todas as dicas reunidas em um só local. Agora é só montar o roteiro das próximas férias!
A série teve a produção de Isadora Terra e Maria Clara Centeno.