Juliana Bublitz

Juliana Bublitz

Jornalista, mestre em Desenvolvimento Regional e doutora em História Social, ingressou no Grupo RBS em 1999. Participou de coberturas marcantes como repórter de GZH, ZH e Rádio Gaúcha.

Turismo hiperlocal
Notícia

Em um mapa interativo, veja as 35 dicas da série "Lugar para visitar no RS"

Ação envolveu comunicadores do Grupo RBS, que sugeriram roteiros imperdíveis em diferentes regiões do Estado

Juliana Bublitz

Enviar emailVer perfil

No início de 2024, lancei um desafio a mim mesma, como colunista de Zero Hora e de GZH: provar, com dicas para todos os gostos e bolsos, que não precisamos ir longe (muito menos cruzar o oceano) para encontrar o local perfeito para as férias.

Ao longo de dois meses, a série “Lugar para visitar no RS” reuniu 35 indicações de destinos turísticos incríveis em nove regiões do Estado: Serra, Metropolitana, Sul, Norte, Central, Vale do Rio Pardo, Hortênsias, Litoral Norte e Campos de Cima da Serra.

Para me ajudar na missão, convidei um timaço de comunicadores do Grupo RBS, que atuam em diferentes veículos e transpiram credibilidade — entre eles, Elói Zorzetto, Cristina Ranzolin, Marco Matos, Luciano Potter e tantos outros nomes de destaque.

Você percebeu: não foi possível contemplar todas as potencialidades de um Estado tão rico em atrativos, e muitos roteiros locais acabaram de fora. A intenção é seguir tratando do assunto sempre que possível e valorizar o que chamo de "nosso quintal", porque ainda há muito por mostrar.

Não é à toa que o setor de turismo fechou 2023 com indicadores animadores em solo gaúcho, ostentando resultados 13,2% superiores em comparação ao período pré-pandemia. Houve um aumento do número de visitantes de fora e mais do que isso: ganha cada vez mais força o turismo de proximidade, que não exige passagem de avião.

É uma ótima notícia, porque muita gente nascida aqui ainda não conhece o próprio Estado. Espero que esta série contribua, de alguma forma, para mudar isso.

Para finalizar a jornada, apresento a seguir um mapa interativo com todas as dicas reunidas em um só local. Agora é só montar o roteiro das próximas férias!

A série teve a produção de Isadora Terra e Maria Clara Centeno.

Leia mais colunas de Juliana Bublitz

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00