Ele é o cara: Daniel Scola, comunicador do Grupo RBS, doou sua coleção pessoal da revista O Pasquim para a Biblioteca Pública do Estado (BPE). A publicação circulou entre 1969 e 1991 e marcou época.
Scola entregou à instituição ligada à Secretaria da Cultura 34 raridades, que ele começou a juntar na década de 1990 e que, em breve, poderão ser lidas por qualquer pessoa.
Entre os exemplares doados, estão clássicos como as edições de setembro e outubro de 1969, que estamparam Gilberto Gil e Elis Regina, respectivamente, na capa.
— Decidi que devia dar a coleção para alguém, porque o material estava amarelando em casa. Mandei uma mensagem para a secretária Beatriz Araújo (da Cultura), e ela me indicou a Biblioteca Pública. Fiz a doação porque acredito que a instituição dará melhor uso à coleção do que eu - diz o jornalista, feliz com o desfecho.
O ato foi recebido com alegria pela diretora da BPE, Ana Maria de Souza, e por sua equipe. Agora, segundo Cláudia Antunes, coordenadora de Comunicação da instituição e doutora em Letras, a intenção é fazer um esforço para completar a coleção a partir de novas doações.
— Já fiz alguns contatos com jornalistas da velha guarda e acho que será muito positivo. A partir daí, vamos catalogar e colocar à disposição para pesquisa, mediante agendamento. Pensamos também em organizar um evento no dia 26 de junho para celebrar o aniversario de 55 anos de fundação da revista. Estamos amadurecendo a ideia. Temos certeza que a iniciativa do Daniel Scola vai gerar lindos frutos — diz Cláudia.
Ainda não há data definida, mas, em breve, os exemplares de Scola estarão disponíveis para consulta, sem qualquer custo.
O Pasquim surgiu em plena ditadura militar e fez história ao mesclar jornalismo de qualidade, humor provocativo e entrevistas antológicas.
Vá, é de graça e vale muito
A Biblioteca Pública do Estado (BPE) abre de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. É só chegar. Pode ler, pesquisar e retirar livros.
Para fazer um empréstimo, é muito simples: basta ir até a biblioteca (Rua Riachuelo, 1.190, no Centro Histórico) levando documento com foto e um comprovante de residência. Aí, é só escolher e levar para casa (por 15 dias, renováveis por mais 15).