Pela primeira vez na história, uma marca brasileira — e gaúcha — de azeite de oliva ficou entre as 10 melhores do mundo, pelo EVOO World Ranking. A Estância das Oliveiras, de Viamão, ocupa a 9ª posição na classificação de 2023.
O ranking mundial compila dados de premiações realizadas ao longo do ano, determinando uma pontuação para cada competição. Só são homologados os prêmios que atendem a uma série de critérios (precisam ser internacionais, ter as avaliações realizadas às cegas, e os jurados devem ser de diferentes nacionalidades). Exemplificando: dos 74 prêmios recebidos pela marca gaúcha em 2023, 57 foram considerados pelo EVOO.
— É um feito histórico. Nosso terroir, os estudos que realizamos por anos, o empenho e dedicação da nossa família e equipe foram reconhecidos. A olivicultura não é um cultivo fácil.— diz Lucídio Goelzer, fundador da Estância das Oliveiras.
O ranking traz 100 marcas, sendo nove brasileiras — o que rendeu ao país o 6º lugar por nações. Destas, oito, além da Estância das Oliveiras, têm plantações no Rio Grande do Sul: Prosperato (18º), Sabiá (29º), Verde Louro (30º), Capolivo (78º), Olivas da Lua (83º), Al-Zait (87º) e Costa Doce (92º).
— O azeite de oliva representa uma nova divisa agrícola para o Rio Grande do Sul, que, por ser um produto final, possui alto valor agregado — diz Rafael Goelzer, sócio e diretor de relacionamento com o mercado da empresa.
Sobre a Estância das Oliveiras
A produção de azeite iniciou como um produto para consumo familiar, depois para presentear os amigos e, há cinco anos, a Estância das Oliveiras passou a comercializar a produção, explica Rafael. A agroindústria foi fundada por Lucídio e continua sendo administrada pela família Goelzer.
Além de produzir azeites para comercializar, a Estância das Oliveiras realiza passeios pelos olivais, ensinamentos sobre o Lagar e degustação dos azeites premiados. Também são divulgadas ações de almoço e piqueniques, pelo site oficial. O local fica na Estrada Jaconi, número 495, no quilômetro 32 da RS-118.
* Produção: Maria Clara Centeno