Você leu aqui em setembro: o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, passou a plantar uma árvore para cada bebê nascido na instituição. Pois o projeto Certidão da Vida está dando tão certo que será apresentado na COP28, em Dubai. A iniciativa é do programa Brasil Pelo Meio Ambiente, da Câmara Americana de Comércio (Amcham).
A estimativa é de que, até 2027, a ação envolva o plantio de 20 mil mudas, que vão ajudar a neutralizar as emissões de carbono da casa de saúde. Além disso, a proposta tem o objetivo de sensibilizar as famílias envolvidas e engajar os fornecedores.
— Nosso propósito é cuidar das pessoas. O que estamos fazendo vai além do cuidado assistencial, que é amplamente reconhecido — destaca o CEO do hospital, Mohamed Parrini.
As mudas estão se desenvolvendo em uma área de preservação ambiental da Quinta da Estância, em Viamão, na Região Metropolitana. Desde o início da ação, em junho, cerca de 3,5 mil árvores nativas já foram plantadas no local.
Não é à toa que a ideia ganhou inúmeros prêmios. Merece ser levada à conferência mundial do clima, que começa nesta quinta-feira (30), e disseminada mundo afora.
No total, a Amcham selecionou 125 projetos de 74 empresas para levar à COP28. As ações envolvem investimentos de R$12 bilhões. O Moinhos de Vento é o único hospital na lista.