O trabalho de merendeiras da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, chamou a atenção dos Correios. Duas delas, Marilea Terezinha Beck e Deisiane Bastos dos Santos, foram convidadas pela empresa para o lançamento de um selo especial em homenagem à profissão. Será nesta sexta-feira (3), às 16h, na Feira do Livro de Porto Alegre.
Mas por que elas?
Marilea, da Escola Municipal de Educação Básica João Batista Jaeger, e Deisiane, da Escola Municipal de Educação Infantil Aldo Pohlmann, vão representar um projeto chamado “O Amor é o tempero”.
Por meio dele, as cozinheiras passaram a dar a formas divertidas (de animais e de objetos) a frutas e legumes nas escolas do município, com o objetivo de incentivar a garotada a comer bem e de maneira saudável. Deu certo.
As formas
Entre os formatos adotados, surgiu de tudo: girafa de cenoura, galo de chuchu, dinossauro de pera, tartaruga de maçã, galinha de ovo cozido, joaninhas de tomate ou uma flor de beterraba. Tudo saiu da cabeça de Marilea, idealizadora do projeto.
Em setembro, as merendeiras e cozinheiras do município (veja a foto abaixo) receberam dicas da criadora para replicar a ideia nas suas escolas. Marileia aprendeu a esculpir nos alimentos por iniciativa própria, de maneira autodidata, tornado a apresentação do cardápio mais atrativa. Além das 36 participantes da primeira oficina, já há fila de espera de novas interessadas.
Concurso
A partir da iniciativa, a Secretaria de Educação do município decidiu, inclusive, promover um concurso: o SuperChef da Alimentação Escolar. Uma comissão julgadora está definindo cinco receitas finalistas para a última etapa do certame, que será no dia 21 de novembro, quando os pratos serão preparados, ao vivo, de forma simultânea.
A homenagem
Nesta sexta-feira (3), Marilea e Deisiane farão da obliteração do selo comemorativo, que traz um desenho criado por Eva Uviedo.
Isso significa que irão carimbar um exemplar, que está acomodado em uma cartela branca denominada Olho de Boi (em alusão ao primeiro selo brasileiro, emitido em 1843) e ficará guardada.
Disponibilidade
O selo terá o valor de "1º Porte da Carta" (atualmente, isso equivale a R$ 2,45). Estará disponível para a venda. Poderá ser adquirido na loja virtual e nas principais agências dos Correios de todo o país.
É a terceira peça da série “Profissões”, com o lançamento de selos postais relativos a cinco profissões entre 2021 e 2025.