A turma do projeto Médicos do Sorriso - nascido em Caxias do Sul, em 2004 - vai realizar uma oficina gratuita de palhaçaria em Porto Alegre. Será nos dias 11 e 12 de novembro, e qualquer pessoa pode participar. Basta querer conhecer as técnicas e a cultura Clown e ter vontade de promover gargalhadas.
A iniciativa também vai incluir visitas a pacientes do Hospital Presidente Vargas, nos setores de pediatria, emergência e área da mulher, durante seis meses, entre novembro de 2023 e abril de 2024. Montenegro, Caxias, Horizontina e Santa Rosa também estão na rota do riso, cujas aulas serão ministradas por integrantes do grupo.
Diretor e idealizador do projeto, Davi de Souza diz que a participação é "um exercício de generosidade" nem sempre fácil, mas "libertador". No fundo, não faz bem apenas a quem está doente, mas também aos próprios voluntários.
A oficina será no Estúdio Stravaganza (Rua Olinto de Oliveira, nº 64). As inscrições podem ser feitas pelo link abre.ai/medicosdosorrisoemportoalegre ou pelo perfil do projeto no Instagram (@medicosdosorriso). São 20 vagas disponíveis para maiores de 16 anos.
Viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa conta com patrocínio da John Deere, coordenação geral do Médicos do Sorriso e produção executiva da Amora Produções Culturais.
O projeto
Surgiu em 2004, em um hospital de Caxias do Sul. Depois disso, os "palhaços" passaram a viajar pelo Rio Grande do Sul, espalhando sorrisos e ensinamentos. As atuações do Grupo têm beneficiado milhares de pessoas. Só neste ano, hospitais de cidades como Porto Alegre, Flores da Cunha, Farroupilha, Veranópolis, Montenegro, São Leopoldo, Canela e Caxias do Sul estão recebendo visitas semanais dos artistas, com mais de 15 mil pessoas impactadas.