Vem aí, no próximo sábado, 7 de outubro, a 3ª edição do Vinho no Vila Flores, que busca aproximar os consumidores de Porto Alegre dos melhores vinhateiros regionais, com um toque diferente: uma seleção rara de rótulos, elaborados a partir de castas incomuns ou menos conhecidas por aqui.
Entre elas, estão a alicante bouschet (na foto acima), com pegada ibérica e ainda pouco cultivada por aqui, a peverella, originária da Itália, e a petit verdot, francesa que se deu bem no Pampa. A lista inclui ainda variedades elaboradas a partir de moscato bailey, herbemont, teroldego, barbera - enfim, um paraíso para quem curte o universo vinhateiro.
— A proposta é permitir que os visitantes descubram novos sabores e aromas — explica Paulo Backes, à frente da vinícola porto-alegrense Monte Vinhos de Autor .
A organização da feira é da Associação Cultural Vila Flores – ecossistema criativo do 4º Distrito de Porto Alegre -, em parceria com a Monte Vinhos de Autor e um grupo de vinhateiros regionais. A turma busca resgatar as tradições enológicas do passado, produzindo vinhos com técnicas e métodos ancestrais.
O evento será das 14h às 20h, na Rua São Carlos, nº 759. Ingressos em sympla.com.br.