À frente do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, há quase duas décadas, e da Associação Educadora São Carlos (Aesc), a irmã Lucia Boniatti será homenageada em um dos maiores eventos de saúde do país: o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp 2023), que ocorre nesta quarta (18) e quinta-feira (19) em São Paulo, com representantes de mais de 120 instituições hospitalares de excelência no Brasil.
A distinção será feita na abertura do encontro, que será presidida pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. O tributo à irmã Lucia, que é natural de Caxias do Sul, se dá em razão de sua contribuição para o setor.
— É com emoção e júbilo que recebo essa homenagem. Alcança não apenas a mim, mas a todos que caminham ao meu lado — diz a irmã, destacando a participação dos demais gestores, do corpo clínico, dos enfermeiros, técnicos e colaboradores.
A Aesc mantém, em Porto Alegre, além do Hospital Mãe de Deus, o Hospital Santa Ana, 100% SUS. Também faz a gestão de quatro Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e de dois hospitais no Litoral do Rio Grande do Sul. Mantém ainda o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias do Sul, e três escolas, em Santa Vitória do Palmar, Caxias do Sul e Farroupilha.
Ao todo, são ofertados mais de 700 leitos, realizadas 29 mil internações e mais de 54 mil cirurgias por ano, beneficiando mais de 200 mil pacientes, somente em 2022.