João Vitor de Paiva Bittencourt, primeiro jovem com síndrome de Down a integrar o Conselho do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, desembarca nesta terça-feira (17) em Porto Alegre para participar um projeto especial.
O estudante e influencer de Goiânia (GO) - que tem 211 mil seguidores no Instagram - será um dos protagonistas do filme Colegas e o Herdeiro, dirigido por Marcelo Galvão, que terá cenas gravadas na Capital. A produção dá continuidade ao longa Colegas, sobre as aventuras de três jovens com Down, que venceu o Festival de Cinema de Gramado em 2012 e foi destaque de público e crítica mundo afora.
Conhecido por defender os direitos das pessoas com deficiência e a inclusão social, João Vitor vai se juntar a Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola, que estrelaram o primeiro filme.
Outros atores com a síndrome de Down também farão parte do elenco - entre eles, Giula de Souza Merigo, Samantha Quadrado, Rafa Fonta, Clauber Chaves, Luiza Godoy, Cristiano Lourenço, Juju Kav, Bibiana Klein e Valentine Bernard.
Aos 22 anos, João Vitor (@jvdepaiva) é o primeiro aluno com Down da PUC-Goiás, onde estuda Educação Física. Essa será a primeira experiência dele no cinema. As gravações devem começar na próxima semana na Capital.