A jornalista Raíssa de Avila colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
Para quem curte conhecer novos lugares no interior do RS, uma nova opção abriu as portas, neste mês, em Igrejinha: o Canto Brusius é, na verdade, um sítio familiar que agora se prepara para receber visitantes. A propriedade fica na localidade de Sanga Funda, passando o pórtico do já conhecido e premiado Ecoland, e está com a família Brusius desde a década de 1970.
O responsável pelo lote era o patriarca Ruben Brusius, que deixou o espaço como herança para a família e sempre sonhou que o local ficasse com os netos, Berta e Daniel Brusius. Em 2019, a família plantou 80 mudas de mirtilo na chácara, além de pés de amora e framboesa. A ideia foi de Daniel, que viu nas frutas vermelhas uma oportunidade de negócio. Em 2022 a colheita foi de 100 quilos, toda comercializada pelo Instagram. O sucesso resultou em um investimento de mais 550 mudas de mirtilo, 60 de framboesa e outras 100 de amoras.
– A gente tem várias ideias para a plantação, como fazer um “colha e pague” – conta Wanderlise, que toca o empreendimento junto dos filhos - os netos do seu Ruben -, do marido Cézar Willbert e da irmã, Vanize Brusius.
Agora, além da plantação, a família irá disponibilizar um celeiro de 230 metros quadrados, com salão e deck coberto, para receber eventos, com opção de hospedagem em uma casa da década de 1940, reformada especialmente para o novo formato de negócios.
– Está sendo muito prazeroso. Meu pai ia amar. A gente sempre empreendeu e voltar fazer isso em família é muito bom – conta Wanderlise.
Por enquanto, para conhecer o empreendimento é necessário marcar horário. Mais informações sobre visitas pelo Instagram @cantobrusius.