Terminou com final feliz o drama vivido por um jovem e talentoso músico de Porto Alegre, retratado em GZH. Depois de ter a viola furtada de dentro de um carro na última semana, Matheus Rodrigues de Souza, integrante da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, recebeu a notícia que mais esperava: o instrumento foi recuperado.
Para a surpresa dele, o objetivo foi deixado por um homem no mesmo local do crime, no bairro Higienópolis, em Porto Alegre, na tarde da última terça-feira (11). Segundo o delegado Alexandre Vieira, titular da 9ª Delegacia de Polícia Civil da Capital, o gerente de uma loja nas proximidades entrou em contato para relatar o fato.
— Ele contou que duas vendedoras viram o rapaz deixar uma caixa na calçada. Elas ficaram preocupadas, mas ele fez um sinal de positivo e foi embora. O gerente foi lá, abriu a caixa, viu a viola e nos contatou. Fomos até o local e apreendemos o material, que será devolvido ao músico — diz Vieira.
Até o momento, segundo o delegado, não foi possível identificar o homem (não havia câmeras no local), mas a investigação prossegue, já que um laptop também havia sido furtado e segue desaparecido.
Ao saber do desfecho, o dono do instrumento se emocionou. Matheus usava a viola para trabalhar e para estudar (ele é aluno do curso de Música da UFRGS) e já havia criado uma "vaquinha" virtual na tentativa de comprar um novo instrumento.
— Fiquei muito feliz. É um alívio — disse Matheus, pouco antes de ir até a delegacia retirar o objeto.
O furto ocorreu noite de 4 de abril, enquanto ele jantava com colegas em uma lancheria na Avenida Plínio Brasil Milano, no bairro Higienópolis. O grupo havia deixado os pertences dentro de um carro e, na volta, o automóvel estava arrombado.