Retrato do descaso, da insegurança e da degradação por décadas, o Beco do Medo, encravado no 4º Distrito de Porto Alegre, está no centro de um movimento de transformação urbana que já revitalizou 15 pontos da cidade, com o apoio de mais de 500 voluntários e de 180 empresas parceiras.
Decididas a sair da zona de conforto, levando a arquitetura para onde ela não chega, quatro mulheres lideram o projeto social DU99. Desde 2016, as arquitetas Aline Fuhrmeister e Mariana Jardim, em parceria com a psicóloga Fernanda Fuhrmeister (irmã de Aline) e a jornalista Kellen Höehr, dedicam parte do tempo a organizar mutirões.
O trabalho de mobilização já ajudou a reformar ONGs, centros comunitários, associações, escolas, asilos e até órgãos de segurança, com destaque para a Delegacia de Combate à Intolerância, no fim do ano passado. As ações são convocadas pelas redes sociais e juntam centenas de pessoas. É gente que quer fazer o bem sem ganhar nada com isso.
Agora, chegou a vez de dar novas cores à viela localizada em uma das zonas mais promissoras da Capital, que vem se tornando polo de negócios inovadores e ganhando novas feições. O local também tem grande circulação de pessoas, porque fica a uma quadra da estação Farrapos, da Trensurb, e também nas proximidades do DC Shopping e do Instituto Caldeira.
— Nossa sede é no 4º Distrito e nós queríamos muito fazer algo pela região, algo que realmente fizesse a diferença. Esse beco estava tomado de lixo e era um local com muitos assaltos. Queremos mudar isso — conta Aline.
Lançada em 2022, a ideia ganhou o apoio da Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes e da prefeitura, entre outros parceiros, e, desde então, vem angariando doações - a começar pelo projeto de revitalização, cedido pelos arquitetos Rodrigo Ohtake e Natasha Vontobel.
A obra foi orçada em R$ 500 mil, mas ainda faltam itens no valor de R$ 50 mil, desde cimento e areia até bancos, bicicletários, cestas de basquete e um “brinquedão” para as crianças (veja os detalhes abaixo).
Se tudo der certo, logo, logo, o Beco do Medo vai voltar a ser conhecido como Beco Santo Guerra e se tornar símbolo de uma Porto Alegre melhor. Fazer uma pequena parte, como dizem as meninas da DU99, já é mudar o mundo.
Como ajudar
Você pode entrar em contato com a DU99 pelo Instagram (@dunoventaenove), pelo WhatsApp (51) 99115-7525 ou pelo e-mail aline@du99.com.br.
O que está faltando
- 5 árvores de pequeno porte
- 5 árvores de médio porte
- 20 unidades de vegetação arbustiva
- 100 unidades de vegetação rasteira
- 1,2 mil quilos de terra para plantio
- 1 brinquedão infantil
- 10 bancos
- Bicicletários de chão para até 4 bikes cada
- 2 tabelas de basquete + poste para fixação
- 230 quilos cimento para argamassa de assentamento de blocos, mais areia e ferro para 10 pilaretes estruturais do muro (de 3 metros de altura e 120 metros de comprimento)
- 200 quilos de cimento, mais 400 quilos de areia para chapisco (muro queimado)
- Mão de obra para o chapisco no muro
- 5 latas de fundo preparador de superfície
- Mão de obra para aplicação de tinta de fundo (piso e paredes)
Parceiros
- Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes
- CPL
- Uniagro
- Marca POA
- Prefeitura de Porto Alegre
- Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus)
Quem já ajudou
- Conceito do projeto – Rodrigo Ohtake e Natasha Vontobel
- Fotos profissionais – Yuri Panichi Fotografia
- Perspectivas – VISTA
- Quantificação e orçamento – Pró Engenharia Eficiente
- Pavimentação – Secretaria de Serviços Urbanos
- Adequação pluvial – DMAE
- Remoção da grade, execução e instalação do portão – Niquelli Esquadrias Metálicas
- Remoção do poste existente e iluminação pública (1 poste) – IPSul
- Blocos para muro – Pauluzzi Blocos Cerâmicos
- Mão de obra para o muro – Dienstmann Engenharia de Impermeabilização
- Lixeiras (10) – Secretaria de Serviços Urbanos
- Goleiras (2), mais aros de basquete (2) – Secretaria de Esporte Lazer e Juventude
- Tintas – Suvinil
- Banner com histórico e patrocinadores – Grupo IMOBI
- Tapume – Tedesco Construtora
- Arte em grafitti – Projeto VHS
- Andaimes – JOG Andaimes
Ações da DU99
- Pintura colorida do piso e das paredes
- Plantio da vegetação
- Pintura da grade
- Arte em grafitti
- Posicionamento de bancos, lixeiras e bicicletários
- Mobilização e organização do mutirão
Por que DU99
Segundo a fundadora do projeto, Aline Fuhrmeister, a ideia surgiu como um braço social do escritório dela, o DU Arquitetura Estratégica, mas acabou crescendo e se tornando uma ação independente. Du significa "tu" em alemão e simboliza, no nome do projeto, o "fazer pelo outro". Já o 99 vem de um dado do setor de arquitetura: estima-se que apenas 1% da população mundial tenha acesso a um(a) arquiteto(a). Aline tomou como missão de vida "levar a arquitetura para os outros 99% da população".