De sexta-feira (14) até domingo (16), Garopaba - a mais gaúcha das praias catarinenses - vai receber artistas de todo o Brasil, inclusive, é claro, do Rio Grande do Sul. Depois de uma pausa na pandemia, o centrinho histórico voltará a ser palco do 4º Encontro de Pintura ao Ar Livre.
A ideia, segundo o artista visual Fabrício Garcia, idealizador do evento, é transformar o município em referência na modalidade “en plein air” - expressão em francês que define o ato de pintar a céu aberto.
Para isso, nada melhor do que um lugar com patrimônio arquitetônico singular, tradição pesqueira e paisagem exuberante, emoldurada pelo azul do mar.
São 247 inscritos, de 44 municípios, em oito Estados e Distrito Federal, além de participantes da Argentina e da Venezuela. Nessa turma, estão 26 moradores de cidades do RS, isso sem contar os radicados em Santa Catarina.
— O pessoal aqui até brinca que Garopaba é a última praia do litoral gaúcho. A verdade é que somos um povo muito acolhedor. Não tem quem não goste de Garopaba. Vamos mostrar isso durante o evento — diz Fabrício, à frente do Ateliê Manohead.
Para todos
A programação é gratuita e prevê, além de pintura ao ar livre, ações envolvendo dança, música, tai chi chuan, feira de artesanato e oficinas para bebês, além de outras atrações nas ruas. O evento é voltado a famílias, e todos são bem-vindos, de crianças a idosos.