Com Platão, Aristóteles, Sócrates e Heráclito na cabeça, Gabriel Wohlmeister Marcondes, de Porto Alegre, vai representar o Brasil na 31ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO, na sigla em inglês), na Grécia.
O evento será na cidade de Olímpia (berço dos jogos olímpicos da antiguidade), entre os dias 11 e 14 de maio, e Gabriel será acompanhado por apenas mais um brasileiro, o estudante Raphael Oliveira Sipriano, de Brasília.
Aluno do Colégio Farroupilha, o gaúcho conquistou a medalha de ouro na seletiva nacional, realizada em março, com a participação de 79 estudantes (e Raphael ficou com a de prata).
Na ocasião, os concorrentes tiveram de produzir ensaios filosóficos em língua estrangeira e foram avaliados pela capacidade argumentativa, pelo rigor conceitual e também pela qualidade da análise e da escrita.
— Estou bastante ansioso pela experiência de participar de um evento todo voltado à reflexão filosófica, que terá estudantes do mundo inteiro — disse o menino, após saber do resultado.
Orgulhoso, o professor de Filosofia de Gabriel, Michael de Souza Cruz, celebra a conquista, em especial, por envolver critérios acadêmicos considerados bastante avançados para alunos do Ensino Médio (o jovem está no terceiro ano).
Fundada em 1993, a IPO conta com a participação de cerca de 50 países e tem apoio institucional da UNESCO e da Federação Internacional de Sociedades de Filosofia.