Um livro sobre a história dos molhes de Rio Grande, uma das maiores obras da engenharia marítima mundial, no sul do Estado, virou material didático para uma escola pública local - e, de quebra, inspirou um curso de formação de professores in loco.
Autor de Sonhos de Pedra (Editora Cabrion), o jornalista Klécio Santos doou exemplares ao município durante a pandemia. Encantada com o texto, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant'Ana, Denise Dutra Lopes, decidiu adotá-lo, com aval da prefeitura.
— Vi no livro uma oportunidade de trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar, com um objeto de estudo concreto, que está no nosso quintal e desperta o interesse das crianças — diz ela.
Além de capacitar os docentes, Klécio conversou com alunos nos últimos dias. O colégio tem 670 estudantes, e todos eles terão contato com o livro ao longo do ano letivo.
Para saber mais sobre o livro
Ao longo de 240 páginas, Klécio Santos retrata em minúcias a epopeia que foi a construção dos molhes em Rio Grande, que começou a ganhar impulso em 1883 e só foi concluída cerca de três décadas depois. O gigantismo da obra só rivalizava com a abertura do Canal do Panamá.
Sonhos de Pedra envolveu três anos de pesquisa e é rico em iconografia, com mapas, cartões-postais e documentos raros, além de relatos de viajantes.
O livro está à venda na Livraria Vanguarda e, em Porto Alegre, na Martins Livreiro.