Primeiro judoca com Síndrome de Down a obter faixa preta em judô no Rio Grande do Sul, Yves Levy Dupont vai doar seu talento para uma causa nobre. Na manhã desta sexta-feira (17), ele dará uma aula no Instituto Social Pertence, em Porto Alegre.
Aos 33 anos, o atleta acaba de se formar em Educação Física na Faculdade da Sogipa. Em 2013, na seleção brasileira, ele conquistou a medalha de bronze no Mundial de Judô For All, na Holanda. Em 2014, levou para casa outro bronze, na Itália. No mesmo ano, a federação gaúcha organizou a primeira copa com o nome do esportista no Estado.
Agora, Yves vai ministrar uma aula especial, em parceria com o professor Daniel Pires, que vem fazendo um trabalho incrível no Instituto Pertence. Trata-se do projeto Esporte & Energia. O objetivo é promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte, nesse caso, através do judô e do jiu-jitsu.
— O esporte proporciona socialização, crescimento, comprometimento, autonomia, protagonismo e histórias para contar. É isso que queremos oferecer — resume o presidente da instituição, Victor Freiberg.
Está aí uma baita ideia, que merece apoio. O Instituto fica na Rua Gonçalves Ledo, nº 473, no Partenon, em Porto Alegre. Mais informações em www.pertence.me.