Vem aí mais uma edição da Garibaldi Vintage, uma festa de rua cheia de personalidade, que já virou tradição na Serra - o último evento, em novembro de 2022, reuniu 18 mil pessoas. Nesta sexta-feira (24), a partir das 17h, moradores e visitantes vão tirar outra vez os trajes das décadas de 1920 a 1960 do armário e levar o clima retrô de volta ao Centro Histórico.
Em meio à atmosfera de nostalgia, o patrimônio arquitetônico da cidade - um dos mais conservados do Brasil -, recebe direito a shows, atrações culturais itinerantes, apresentações nas sacadas de prédios antigos, carros antigos, comida farta e, claro, muitas taças de espumantes produzidas na região.
O mais legal é que a caracterização é levada a sério: as pessoas preparam os modelitos com antecedência e pensam em todos os detalhes.
É o caso da advogada Caroline Benini Magagnin, rainha da Festa Nacional do Espumante Brasileiro (Fenachamp) em 2003, que já participou do evento com looks inspirados nos anos de 1950 e 1960 e na estrela norte-americana Rita Hayworth, diva nas telonas em 1940. Dessa vez, ela vai homenagear Marlene Dietrich, outra musa do cinema, da década 1930.
Caroline não planeja apenas as roupas, mas também o cabelo, a maquiagem, os sapatos e os acessórios. Ela inclusive estuda o período escolhido e busca referências na moda.
— É uma festa incrível, uma viagem no tempo. Sou uma entusiasta e, sempre que puder, estarei presente — conta Caroline, cujo pai trabalhou por 30 anos na Vinícola Peterlongo.
Para quem quiser participar, é só chegar na tradicional Rua Buarque de Macedo - que, por si só, já é um espetáculo com seu conjunto de prédios históricos. A festa vai até a meia-noite e, segundo o prefeito Sérgio Chesini, já está consolidada no calendário do município.