O porto de Estrela, no Vale do Taquari, está mais colorido - e bota colorido nisso. Às margens do rio que dá nome à região, um conjunto de 19 silos de 32 metros de altura se transformou em um mural gigantesco, com 9,3 mil metros quadrados de pura arte (para comparar, um campo de futebol mede 10 mil metros quadrados).
De longe, é possível ver na estrutura de concreto a imagem de um produtor rural diante da lavoura, com uma espiga de milho em primeiro plano - trata-se de um dos principais grãos produzido no entorno e armazenados nos celeiros. Outro destaque é o Trem dos Vales, sucesso turístico regional, pintado em uma das laterais.
Encomendado pela Nutritec, empresa que detém a concessão do espaço, o trabalho foi realizado durante nove meses por quatro artistas: Samuel Hergesell, Júlio Delazeri, Luísa Born e Henrique Lopes. Todos eles são profissionais locais, que atuam em municípios da região.
— A ideia foi, de fato, valorizar o que é nosso, tanto na escolha dos artistas quanto da temática. Ficamos muito felizes com o resultado — diz Tágide Klafke, responsável pelo marketing da Nutritec.
Foram necessários 5,7 mil litros de tinta, verniz e fundo preparador, além de três andaimes suspensos e um guindaste - tudo bancado pela firma (o valor do investimento não foi divulgado).
Resultado: o local já é um dos pontos mais visitados da região. Muita gente tem ido até lá para ver de perto a obra (há um acesso lateral, de onde é possível chegar à margem do rio) e fazer fotos.
— É motivo de muito orgulho, para nós, termos participado disso. Acreditamos que é o maior mural do mundo. Com certeza, é a maior arte em silos já realizada — destaca Hergesell.
Os silos
Os silos do porto de Estrela - que pode ser visto da BR-386 - são do fim da década de 1970 e, durante anos, pertenceram à antiga Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa). Hoje, são operados pela empresa Nutritec.
Guinness
A Nutritec pretende pedir a aferição do Guinness World Records para que a obra seja declarada oficialmente o maior mural a céu aberto do mundo. Hoje, o título é de Eduardo Kobra e equipe, com um painel de 5,7 mil metros quadrados pintado na fábrica de chocolates na Cacau Show em Itapevi (SP).