Diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional Sesc de Música, o maestro Evandro Matté encerrou, no último domingo (8), uma temporada de música brasileira em Portugal.
Matté foi convidado a reger a Orquestra Metropolitana de Lisboa em uma turnê pelo país - e lotou as salas por onde passou.
— Os concertos foram ótimos, em cinco cidades diferentes, sempre cheios. A abertura aconteceu na grande sala do complexo cultural de Belém (veja as fotos), um lugar maravilhoso. Tocamos um programa bem diversificado — conta o músico.
A série de apresentações - em Lisboa, Setúbal, Montijo, Santarém e Barreiro - começou em 1º de janeiro, celebrando os 200 anos da independência do Brasil. No repertório, entraram obras brasileiras e tradicionais valsas e polcas austríacas.
A parte nacional do programa foi representada por temas das óperas “Lo Schiavo” e “O Guarani”, de Antônio Carlos Gomes, “Episódio Sinfônico”, de Francisco Braga, “Batuque”, de Alberto Nepomuceno, “Toada e Desafio”, do violinista da OSPA e compositor Arthur Barbosa.