Doar tempo e dedicação ao trabalho voluntário é uma das atitudes mais nobres da existência humana. E o Rio Grande do Sul tem uma profusão de gente fazendo o bem. Inclusive no quintal de casa. Os moradores da Praça México, na zona norte de Porto Alegre, que o digam.
Lá, quase na divisa entre os bairros Jardim Dona Leopoldina e Rubem Berta, houve uma disputa acirrada no fim de 2022 por uma vaga que exige muito e não paga um centavo sequer: a de prefeito de praça. A função foi criada pela gestão municipal para que cidadãos comuns ajudem a cuidar dos espaços públicos. Eles têm feito toda a diferença.
Pois não é que na Praça México apareceram dois interessados em assumir a “bronca” e nenhum deles desistiu? O aposentado José Renato Fonseca Lopes, conhecido Fumaça, 74 anos, e a babá Luciana dos Santos Freitas da Silva, 47 anos, bateram o pé. Até o prefeito Sebastião Melo teve de entrar na jogada para mediar a contenda (que, nesse caso, poderia ser chamada de “briga do bem”).
— Fomos lá, e o Melo logo disse: “Tá, Fumaça, não dá para radicalizar” — conta o morador, conhecido na região por ser uma espécie de "faz tudo".
A reunião no gabinete de Melo durou mais de duas horas.
— Foi um parto. Eu perguntei: “Fumaça, tu não queres ser vice?”, mas não teve jeito — relata Luciana.
Depois de muita conversa, saiu a decisão. Como o seu Fumaça é aposentado, será prefeito da praça nos dias úteis. Luciana, que trabalha, será a mandachuva aos finais de semana e feriados. E sabe quem ganha com tudo isso? A comunidade.
Eles já são 256
Porto Alegre já tem 256 prefeitos de praça oficializados - seis acima da meta que havia sido estabelecida para 2022. Em 2023, o objetivo é chegar a pelo menos 500. Idealizador do projeto, Sebastião Melo orgulha-se do sucesso da iniciativa, e com razão.
— Nesse caso da Praça México, quando a Luciana e o Fumaça começaram a discutir na minha frente, eu pensei: que coisa maravilhosa! Duas grandes pessoas querendo cuidar da praça. É de uma riqueza extraordinária e é tudo o que queremos. Essa parceria é fundamental — relata o prefeito.
Como participar
Ao todo, Porto Alegre tem cerca de 700 áreas verdes. Quem tiver interesse em se tornar prefeito de praça ou de parque, pode escrever para o e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br ou ligar para (51) 3289-3796.
Entre as atribuições da função, definidas em decreto assinado em junho de 2021 por Melo, estão: ajudar a zelar pelas áreas de uso coletivo, acompanhar serviços de limpeza, roçada e jardinagem, comunicar problemas com iluminação e pichações e buscar interessados em adotar as áreas. Os prefeitos têm canal direto com a prefeitura e, sempre que possível, recebem prioridade nas demandas.