Olha só, que iniciativa legal: a prefeitura de Passo Fundo selecionou cinco alunos e uma escola de destaque da rede municipal para um intercâmbio cultural em Barcelona, em maio de 2023. A capital da Catalunha é o berço da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que reúne mais de 500 integrantes, incluindo o município do norte do Rio Grande do Sul.
Todas as turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram do processo. A primeira fase levou em conta os melhores desempenhos em matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza.
Depois, os finalistas participaram de uma maratona no Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia, com a definição dos vencedores na última sexta-feira (25).
A missão terá ainda a participação de um grupo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Helena Salton. O colégio teve a maior nota na disputa geral (veja abaixo a lista completa com os selecionados e os acompanhantes).
— É a primeira vez que os alunos da rede municipal têm a chance de sair do território. Passo Fundo é uma Cidade Educadora e entendemos que isso transcende as paredes das escolas — destaca o prefeito Pedro Almeida.
Cada vencedor vai viajar com um responsável e um professor, tudo bancado pela administração municipal, com aval da Câmara de Vereadores.
A ideia é ótima, estimula a educação e merece ser replicada. Aqui no Estado, há pelo mais mais 10 prefeituras inscritas na associação criada na Espanha em 1994, entre elas a nossa Porto Alegre.
Confira os vencedores do desafio que irão a Barcelona junto de um responsável e um professor da área em que concorreram
Ciências da Natureza
- Mateus Felipe Bellini da Luz
- EMEF Senador Pasqualini
- Professora Adriana Aparecida Lima de Souza
Ciências Humanas
- Luane Freitas Ruas
- EMEF Padre José de Anchieta
- Professora Nadir Hohn Falcão
Matemática
- Sabrina Schmitz dos Santos
- EMEF Etelvina Rocha Duro
- Professora Nádia Rúbia Pires
Linguagens
- Mei Lyn Chaves Choy
- EMEF Daniel Dipp
- Professora Márcia Regina Dalabilia
Escola vencedora
Também participará da missão a EMEF Professora Helena Salton, que teve a maior nota na competição entre as escolas públicas municipais. Foram considerados critérios como melhorias nos índices de alfabetização e de leitura e escrita e nas avaliações diagnósticas, participações nas atividades da rede, projetos no Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia e quantidade de ações desenvolvidas com a comunidade.
Com isso, embarcarão para Barcelona a diretora Desire de Fátima Soares de Meira, a coordenadora pedagógica Jamile Drago Amaro e a estudante Esthefani Biasolini Simões, do 7º ano, que teve o melhor desempenho na segunda Avaliação Diagnóstica de 2022, acompanhada de um responsável.