O Parque Pontal, que será inaugurado neste sábado (26), às margens do Guaíba, em Porto Alegre, recebeu no início da tarde desta quinta-feira (24), uma escultura com quase três metros de altura e cerca de 750 quilos. O monumento traz a palavra paz escrita em diferentes línguas e mostra duas mãos unidas em sinal de oração e meditação.
Concebida pelo rabino Guershon Kwasniewski, da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra), o obra foi e executada pela artista Ivone Fátima Torzeschi e financiada pela ONG internacional KAICIID - Dialogue Centre, atualmente com sede em Lisboa, em Portugal.
Entre 2020 e 2022, Kwasniewski foi bolsista da entidade, e a criação foi seu trabalho de conclusão de curso.
— É um projeto de dois anos e um presente para a cidade. A intenção é estimular o diálogo inter-religioso, o amor, o respeito, a paz. Desejo muito que as pessoas recebam essa mensagem. A paz é a base de tudo — destaca o rabino, que também é coordenador do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre.
Participantes do grupo também contribuíram para o monumento e estarão presentes na inauguração, que deve ocorrer às 10h deste sábado.
A KAICIID é uma organização não governamental que conta com integrantes de diferentes crenças e tradições (como budistas, cristãos, hindus, judeus e muçulmanos, entre outros). Possui um fórum consultivo com mais de 60 líderes religiosos do mundo e tem quatro Estados membros: Portugal, Espanha, Arábia Saudita e Vaticano.