Quem um dia já teve o clássico modelo da Volkswagen na garagem, há de concordar: a vida cabe em um Fusca. Não foi à toa que o escritor e fotógrafo Nauro Júnior escolheu esse título para o seu mais novo livro (o sexto de sua carreira autoral), que será lançado neste sábado (19), em Porto Alegre.
Desde menino, Nauro descobriu o mundo através do para-brisa do Fusca. Foi em um deles, também, que percorreu 17 países nos últimos anos, acompanhado da família e de amigos, chegando a lugares incríveis - do Salar de Uyuni (que ilustra a capa do livro), na Bolívia, à casa de Pablo Neruda, no Chile. Até em Moscou, na Rússia, ele estacionou o "Segundinho" (todo Fusca tem um nome, não é mesmo?). Foram mais de 90 mil quilômetros rodados, em três continentes.
— Descobri que o Fusca abre portas e que, desde sempre, de alguma forma, ele esteve presente na minha vida — conta Nauro.
Escrito durante a pandemia, com coordenação editorial de Gabriela Mazza, companheira de Nauro e testemunha das andanças, o livro é mais do que um relato de viagens. É uma reflexão sobre simplicidade e desapego. Vale cada linha.
Para saber mais
Para saber mais sobre essa história incrível e comprar um exemplar, acesse o site www.expedicaofuscamerica.com.br.
Mais vendidos
O livro já entrou em duas listas dos "mais vendidos" do país nesta semana. A obra ocupa a 17º posição da lista da Veja e o oitavo lugar na Nielsen-PublishNews, na categoria "autores nacionais no segmento não-ficção".
Programação
Neste sábado (19), o lançamento de "A vida cabe em um Fusca" (Editora Satolep Press, 376 páginas) será das 11h às 18h, na FDS (Av. Cairu, 376), no 4º Distrito de Porto Alegre.
Na sequência, Nauro Júnior dará uma série de palestras. Na segunda-feira (21), haverá um bate-papo com estudantes de jornalismo da PUCRS e, na terça-feira (22), da Unisinos. Na quarta-feira (23), ele Júnior conversa com futuros comunicadores na UFRGS, com mais uma palestra na Feevale, no dia seguinte.