Um dos grandes nomes da arquitetura internacional contemporânea - que deixou uma marca indelével na paisagem de Porto Alegre - está prestes a completar 90 anos e vai receber uma homenagem na Capital. O português Álvaro Siza é o criador do prédio da Fundação Iberê Camargo, o museu de traços surpreendentes que, desde 2008, embeleza as margens do Guaíba na cidade.
Para celebrar o aniversário do gênio, a marca gaúcha de mobiliário Dell Anno lança nesta quinta-feira (10) a Exposição Singular. Trata-se de uma mostra fotográfica itinerante, com imagens da Fundação Iberê, internas e externas, captadas pelo fotógrafo Roberto Majola.
Com curadoria de Beth Venzon, a exibição terá início na Dell Anno Porto Alegre (Av. Dr. Nilo Peçanha, nº 2266, bairro Boa Vista, com entrada franca), onde ficará aberta ao público entre os dias 11 e 19 de novembro. De lá, passará por 15 cidades brasileiras até chegar a Porto, em Portugal, em junho de 2023, mês de aniversário do arquiteto, que vive na histórica cidade banhada pelo rio Douro.
Criador e criatura
Álvaro Siza ergueu a Fundação Iberê Camargo - guarda obras do artista gaúcho de mesmo nome - sobre uma escarpa com resquícios da Mata Atlântica, de frente para o pôr do sol de Porto Alegre. A pedra fundamental contém um pincel mergulhado em concreto, que simbolicamente sustenta o edifício, cujo projeto venceu o Troféu Leão de Ouro da 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza (2002).