Quem disse que é preciso viajar à Provença, na França, para contemplar campos floridos como nas fotos acima? Você pode ir a Gramado, como mostrou minha amiga Marta Sfredo, em GZH, ou seguir até Morro Reuter.
Localizado a cerca de 60 quilômetros da Capital, o município se prepara para a 5ª Festa Nacional da Lavanda, que ocorre entre os dias 20 e 23 de outubro - quando a floração atinge o auge.
Ao todo, são 26 famílias cultivando a espécie no local, em cerca de 15 hectares de área. Por ano, Morro Reuter produz em torno de 300 litros de óleo essencial da planta, que também é usada para alimentar abelhas e produzir mel, entre outros produtos derivados da flor.
Serão quatro dias de festa com arte, artesanato, exposição de animais, gastronomia e produtos direto da colônia. Promovido pela prefeitura, o evento terá entrada gratuita e contará com shows como O Guri de Uruguaiana, Rogério Magrão e Os Atuais.
Haverá ainda passeios a "lavandários" para que os visitantes possam ver de perto a produção da flor que é o símbolo do município.