Há exatos três anos, 100% da frota de ônibus de Porto Alegre recebia aparelhos de GPS. Com a adoção da tecnologia e a criação do aplicativo Cittamobi, passou a ser possível saber, por exemplo, a previsão de chegada dos coletivos e as linhas de cada parada.
Desde então, segundo a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), o app soma 665 mil downloads.
— A ferramenta passou a dar mais segurança ao passageiro que pode ir para a parada sabendo a previsão de chegada do seu ônibus, sem a necessidade de uma espera maior e com uma melhor gestão do seu tempo — diz a presidente da ATP, Tula Vardaramatos.
Coordenador do projeto GPS, Guilherme Rocha Bittencourt recorda o longo caminho até o lançamento da nova funcionalidade. Além da instalação técnica em 1,6 mil ônibus à época, inclusive com renovação dos validadores (equipamentos que fazem a leitura do cartão TRI), era preciso abastecer o sistema com as informações do serviço.
Para isso, foi montado um grupo com ATP, EPTC, consórcios e Carris, com o objetivo de fazer o mapeamento de toda a cidade, com paradas, linhas e horários.
— Um trabalho minucioso e demorado, mas necessário para que o projeto se concretizasse — relata Bittencourt.
Apesar de todos os problemas e desafios do transporte público urbano em Porto Alegre, não dá para negar que foi um avanço, ainda que só isso não baste para melhorar a qualidade do serviço prestado.