Com aporte milionário, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), ligada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, avança na criação de nove clusters tecnológicos no Rio Grande do Sul. Lançado em março, o edital que irá destinar R$ 24 milhões para fomentar os novos conglomerados acaba de ter o resultado publicado, com a definição dos projetos vencedores. Cada um receberá cerca de R$ 3 milhões, ainda em 2022.
O termo cluster, em inglês, significa “aglomerar” ou “aglomeração”. A ideia, segundo o secretário Alsones Balestrin, é estimular a formação de agrupamentos entre universidades, institutos de pesquisa, órgãos do poder público, entidades da sociedade civil organizada, empresas e startups em setores estratégicos.
— Estamos apostando em áreas portadoras de futuro, que vão gerar riqueza nos próximos 10, 20 anos. As propostas aprovadas são robustas — destaca Balestrin.
Os nove clusters foram definidos a partir de 37 projetos apresentados por pesquisadores que atuam em universidades no RS. Eles serão coordenados a partir desses locais (UFRGS, UFSM, Unipampa, UFPel e Feevale) e irão contemplar todos os oito ecossistemas de inovação do Estado (veja o mapa acima).
Entre os escolhidos, estão, por exemplo, clusters focados em jogos digitais, na elaboração de produtos e serviços aplicados à agricultura inovadora, na edição de genes e no desenvolvimento de materiais sustentáveis à base de resíduos industriais (veja a lista completa abaixo).
— Essa é mais uma ação que contribui para colocar o RS entre os Estados mais inovadores do país — resume o diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin.
Confira qual será o foco de cada cluster
- Centro de Agrotecnologia e Inovação do Pampa (novas tecnologias para o agronegócio, focadas em quatro áreas, entre elas eficiência energética e geração de energias renováveis e economia circular e aproveitamento de resíduos agrícolas para geração de novos materiais). Coordenação: Alessandro Gonçalves Girardi (Unipampa)
- Cluster Mempoa (reuso da água e recuperação de insumos). Coordenação: Andrea Moura Bernardes (UFRGS)
- Cluster de suplementos e bioprodutos derivados de fontes alternativas para o bem-estar animal. Coordenação: Claudio Martin Pereira de Pereira (UFPel)
- Cluster GameRS (jogos digitais). Coordenação: Cristiano Pereira Pinheiro (Feevale)
- Cluster de empresas que utilizam tecnologias digitais para implementação de sistemas circulares em cidades inteligentes (rastreabilidade de materiais de consumo diário e embalagens para a redução do lixo). Coordenação: Istefani Carisio de Paula (UFRGS)
- Cluster InovacleanRS (desenvolvimento de materiais avançados sustentáveis a partir de resíduos industriais). Coordenação: João Henrique Zimnoch dos Santos (UFRGS)
- Cluster Agroinova (desenvolvimento de produtos e serviços aplicados à agricultura inovadora e sustentável). Coordenação: Nereu Augusto Streck (UFSM)
- Cluster Tecnológico Gaúcho de Edição Gênica (desenvolvimento de novas ferramentas para edição do genoma de espécies vegetais como arroz, soja, eucalipto, etc). Coordenação: Rogerio Margis (UFRGS)
- Manufatura avançada usando materiais inovadores, como os chamados compósitos polímeros nanocarregados e biopolímeros. Coordenação: Sandro Campos Amico (UFRGS)