Uma iniciativa pioneira da concessionária Ecosul, responsável pelo Polo Rodoviário Pelotas, está de volta à pista - ou melhor, à minipista. Em parceria com o Instituto Renault e a Secretaria de Educação do município no sul do Estado, o projeto Trânsito & Eu oferece aulas à criançada de seis a nove anos sobre as regras em vigor nas ruas, avenidas e estradas brasileiras.
Em carrinhos que imitam o modelo Kwid, da Renault, bicicletas e triciclos, meninos e meninas aprendem brincando a se portar na via pública - como condutores de veículos, ciclistas e pedestres.
As lições ocorrem em uma área de mil metros quadrados, junto à sede da Ecosul, na BR-116, onde foi criado um circuito simulando um cenário urbano real (com faixa de segurança e sinalização horizontal e vertical). O local foi o primeiro espaço do tipo designado por uma concessionária para um projeto de educação voltado ao público infantil, em 2008. De lá para cá, a iniciativa envolveu mais de 10 mil crianças, das redes pública e privada. Muitas delas, hoje, já são motoristas.
— Acreditamos estar cumprindo um papel social importante ao desenvolvermos iniciativas como essa, educando e orientando, desde cedo, esses futuros condutores, para um trânsito mais seguro e responsável, com mais respeito e menos acidentes — diz o diretor-superintendente da Ecosul, Fabiano Martins de Medeiros.